MANUTENÇÃO CUIDADOS

CONHECENDO A PRATA

A prata é um metal que sofre ação oxidante. Geralmente as joalherias utilizam Prata 950 ou Prata 925. A Prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de prata pura mais 7,5% de outros metais, como o cobre ou o latão. Já a Prata 950 é um pouco mais pura, pois possui 95% de prata pura e 5% de outros metais. A Prata 950 é a que trabalho e também é a que escurece mais rápido.


As causas mais frequentes que aceleram a oxidação da prata são ácido úrico, diuréticos, remédios para câncer, produtos químicos a base de cloro, água oxigenada e ácidos, ambientes com muito ácidos e sulfetos (tipo laboratório fotográfico), água de piscina, água do mar.


As peças em prata que demoram a escurecer provavelmente foram banhadas com ródio ou níquel. Não uso banho em minhas peças porque depois de um tempo elas ficam com aspecto de descascadas. E ainda não se deve usar o níquel de jeito nenhum porque há vários estudos ligando o metal a alergias e até mesmo ao desenvolvimento de câncer.

DICAS DE MANUTENÇÃO

Algumas dicas de como manter suas joias de prata 950:


Depois de Usar. Sempre depois de usá-las lavar, enxaguar bastante e depois secar bem antes de guarda-las.


Como Limpar. Limpar sua peça passando bicarbonato de sódio com um paninho úmido bem de leve (geralmente é o que faço nas minhas peças de uso pessoal). 


Limpeza Alternativa. Ferver numa panela de alumínio (só serve de alumínio) com água e sal de cozinha ou água e um pedacinho de sabão de coco. Prestar atenção pra água não secar senão pode acabar fundindo a peça.


Para Guardar. Caso não use a joia com frequência, não deixe a peça exposta a ação do ambiente. Guardar de preferência separadamente para não riscar em contato com outras joias ou bijuterias.

PRIVILÉGIO


Para manter a beleza e características originais de suas peças adquiridas comigo, ofereço polimento gratuito, uma vez por ano. Você só terá que arcar com as despesas do envio e retorno de sua peça.